Hoje quero falar um pouquinho sobre nossa produção pessoal na hora de irmos pra frente das câmeras.
Não é segredo que a aparência e o visual podem ser nossos amigos ou inimigos quando estamos gravando vídeos.
O que não tem nada a ver com beleza, moda ou roupas de grife, mas com harmonizar tudo que vai aparecer no vídeo.
Quem nunca sofreu com o cabelo e a maquiagem
Hoje, vou falar sobre cabelo e maquiagem. Mas antes de começar, deixa eu frisar que não quero ditar regras de moda, longe disso.
Nosso foco é te passar algumas dicas práticas para mandar bem na hora de se apresentar em um vídeo.
Cabelos ao vento
Eu uso cabelo curtinho há muitos anos, já se tornou uma marca registrada do meu visual. Mas já os tive longos, acho inclusive maravilhoso, mas quando estamos na telinha, é melhor tomar alguns cuidados para que os cabelos não sejam motivo de distração tanto para quem grava, como pra quem assiste o vídeo.
Se você estiver gravando ao ar livre, tipo fora do estúdio ou de casa, a coisa toda pode ficar complicada. “Cabelo ao vento” fica poético em letra de música, mas nos vídeos podem ser um pesadelo, especialmente os mais compridos.
Além de ficar feio, é bem anti-higiênico ter cabelo indo parar na boca a toda hora.
Então, capriche na fixação e leve um “kit de emergência” com espelho, escova, gel, grampos, fivelas, elásticos e, claro, maquiagem.
Bateu um vento, você vai estar preparada, sem a necessidade de “abortar” seus planos de gravação.
Maquiagem para os vídeos
E falando em maquiagem, lembre-se: o(a) apresentador(a) é a estrela, então menos é mais. Nada de boca super vermelha, sombras carregadas ou cílios postiços mega volumosos.
Gravar um vídeo não é a mesma coisa que ir pra balada, né?
Todo cuidado é pouco com o suor e com a oleosidade da pele. Principalmente as pessoas que tendem a sofrer mais com o calor.
Tenha sempre à mão lenços de papel e, se possível, lenços higiênicos (aqueles pra limpar bumbum de bebê) são ótimos para dar uma ajeitada no visual e retocar a maquiagem quando for preciso.
Invista em bons produtos
Se estiver pensando em gravar seus vídeos de forma constante, pesquise qual é o melhor produto de maquiagem para o seu tipo de pele, idade e possíveis imperfeições, como manchas ou cicatrizes.
Além de camuflar essas imperfeições, produtos de qualidade também protegem a pele. Lembrem-se, as marcas de expressão, olheiras, olhos vermelhos, ficam mais evidentes no vídeo, então vale a pena investir em bons produtos, específicos para a nossa idade e tipo de pele.
E para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto, no dia 28 de outubro, às 9h, vou estar na Oficina Online - Comunicação Eficaz em frente às Câmeras lá vamos aprofundar mais sobre este assunto, então bora participar!